Conheça algumas dicas de segurança para casas com idosos

Conheça algumas dicas de segurança para casas com idosos

Evite acidentes sem abrir mão de beleza na decoração!

Conheça algumas dicas de segurança para casas com idosos

Algumas escolhas devem ser feitas com cautela, para que se possa aproveitar o melhor da terceira idade!

Se você está na terceira idade ou tem algum parente idoso, saiba que um dos principais recursos para garantir a segurança é a adequação dos ambientes. Primeiramente, é bom saber que muitos dos padrões são estabelecidos por meio da norma NBR 9050 e do decreto 5296, que regulamenta a lei de acessibilidade.

Além disso,  muitos profissionais lembram que, nesse caso, a máxima “menos é mais” deve ser seguida. Sendo assim, evita-se uma série de obstáculos indesejáveis. “O importante é ter o necessário para o conforto e o bem-estar do indivíduo”, afirma Daniela, arquiteta do grupo DV Design.

Cuidados para Considerar

  • Iluminação

Problemas de visão são comuns nesta fase. Dessa forma, uma casa banhada de luz natural facilita a vida do morador. Outra dica é optar por pintura branca e tons alvos nas paredes. Superfícies claras refletem a luz, deixando os espaços mais iluminados.

  • Portas, vãos e corredores

É ideal que portas, vãos e corredores disponham de largura suficiente para a passagem do idoso com auxílio de andador ou cadeira de rodas.

  • Tapetes e Pisos

O uso de tapete costuma ser fator de quedas e acidentes em residências de moradores da terceira idade. “Mas isso não quer dizer deva ser desconsiderado”, afirma Cris Paola. Em uma sala, o tapete deve estar embaixo do sofá com as pontas fixadas com fitas antiderrapantes.

Escolha pisos antiderrapantes, diminuindo o risco de tombos e escorregões. O mercado oferece diversas opções de porcelanato, cerâmica e versões emborrachadas.

Fonte: Brasil Online