

Evite acidentes sem abrir mão de beleza na decoração!

Algumas escolhas devem ser feitas com cautela, para que se possa aproveitar o melhor da terceira idade!
Se você está na terceira idade ou tem algum parente idoso, saiba que um dos principais recursos para garantir a segurança é a adequação dos ambientes. Primeiramente, é bom saber que muitos dos padrões são estabelecidos por meio da norma NBR 9050 e do decreto 5296, que regulamenta a lei de acessibilidade.
Além disso, muitos profissionais lembram que, nesse caso, a máxima “menos é mais” deve ser seguida. Sendo assim, evita-se uma série de obstáculos indesejáveis. “O importante é ter o necessário para o conforto e o bem-estar do indivíduo”, afirma Daniela, arquiteta do grupo DV Design.
Cuidados para Considerar
- Iluminação
Problemas de visão são comuns nesta fase. Dessa forma, uma casa banhada de luz natural facilita a vida do morador. Outra dica é optar por pintura branca e tons alvos nas paredes. Superfícies claras refletem a luz, deixando os espaços mais iluminados.
- Portas, vãos e corredores
É ideal que portas, vãos e corredores disponham de largura suficiente para a passagem do idoso com auxílio de andador ou cadeira de rodas.
- Tapetes e Pisos
O uso de tapete costuma ser fator de quedas e acidentes em residências de moradores da terceira idade. “Mas isso não quer dizer deva ser desconsiderado”, afirma Cris Paola. Em uma sala, o tapete deve estar embaixo do sofá com as pontas fixadas com fitas antiderrapantes.
Escolha pisos antiderrapantes, diminuindo o risco de tombos e escorregões. O mercado oferece diversas opções de porcelanato, cerâmica e versões emborrachadas.
 
                    