O brasileiro descobriu um mundo de possibilidades na internet!
Desde o home office, o EAD e até nas comemorações, a presença online virou mania.
Ao longo desses meses tão difíceis e tão diferentes, a vida que se levava entre casa, escola ou trabalho, as compras da feira ou do mercado, tudo isso foi congelado. E o que se fazia nas ruas, no comércio, no face a face, foi transferido para a tela do celular ou para o computador.
Em imagens de arquivo, pessoas se abraçam, se beijam, se tocam. Isso porque, hoje, o tocar anda fora de uso. Mas pelo menos as telas são sensíveis ao toque. Se não fossem elas, a vida estaria ainda mais limitada.
Antes da pandemia, a gente já passava um bom tempo na frente dessas telas: notebooks, tablets, celulares. Mas elas nunca preencheram tanto da nossa vida quanto agora. Essa presença online é um reflexo do que estamos vivendo. Muito do que a gente fazia no dia a dia só não parou porque a gente passou a fazer assim: com alguém de um lado da tela e alguém do outro. A mudança foi repentina, no susto. E, hoje, depois de alguns meses, muita gente já não se vê mais sem essas telas.
Lives com famosos da música e entretenimento
Como muitos artistas, cantora Ludmilla só está encontrando o público a distância, nas lives: os shows transmitidos pela internet.
“Cara, as lives estão sendo fundamentais para a gente, porque a gente se conecta com os nossos fãs, se conecta com as pessoas que estão distantes. Então acho que veio para ficar”, destaca a cantora e compositora Ludmilla.
Ludmilla acredita que as lives vão continuar depois da pandemia, mesmo que o toque faça falta.
“Não vejo a hora de encontrar meus fãs e abraçar, apertar, gritar e curtir as músicas novas ao vivo”, diz Ludmilla.
Aulas: do estudo a ginástica com presença online
Na frente das telas, a gente também aprendeu a trabalhar, assistir às aulas, fazer treinos de ginástica. Quantos brasileiros, em 2020, fizeram aniversário com comemoração pela tela do computador? A nova modalidade do Happy Hour agora é em casa!
Muitas escolas adaptaram as aulas no formato EAD (ensino à distância). Além, é claro, da popularização de vários cursos online que já existiam antes da pandemia.
Compra e Venda pela Internet
Muita gente que nunca tinha feito uma compra pela internet acabou fazendo.
“Eu acho que eu aprendi. Eu acho que eu vou continuar comprando pela internet. Para mim foi um achado”, conta Ademir Martinez, aposentado.
De abril a junho de 2019, os brasileiros fizeram 39 milhões de compras no comércio eletrônico, chamado “e-commerce”. No mesmo período de 2020, já em plena pandemia, foram mais de 82 milhões de pedidos pela internet, um crescimento de 112%.