Aprenda as melhores dicas para aumentar a vida útil do seu toldo!

Quer aumentar a vida útil do seu toldo? É possível!

 

Aprenda as melhores dicas para aumentar a vida útil do seu toldo!

Limpeza e cuidado garante que a vida útil do seu toldo seja muito bem aproveitada!

Encontrados em vários estilos, tamanhos e com diferentes tipos de aberturas os toldos se apresentam como um ótimo recurso para criar áreas sombreadas em casa. É um investimento que vem para valorizar sua casa e área de lazer tornando o uso dos ambientes mais cômodos até mesmo em dias de sol mais quente. Portanto se você tem um toldo em casa é importante dedicar alguns cuidados para mantê-lo sempre em ótimas condições fazendo-o durar durante muitos anos.

Qual a vida útil de um toldo?

A vida útil de um toldo irá depender de alguns fatores específicos, como por exemplo, o local e condições meteorológicas que o mesmo está exposto e principalmente dos cuidados e manutenções periódicas que o mesmo irá receber. Um toldo de lona que com manutenção e limpeza em dia terá sua integridade e beleza garantida entre 10 a 15 anos.

Existem alguns detalhes que devemos levar em consideração na hora de escolher um toldo garantido assim um produto durável e mais resistente:

  • Lona/ tecido: Dê preferência para o sunbrella, um tecido de fibras acrílicas que são pigmentadas ainda durante o processo de fabricação, o que evita que o material desbote com sol, chuva e calor.
  • Ferragens: Prefira as armações de alumínio com engrenagens e parafusos de aço inox. São materiais resistentes que oferecem uma maior durabilidade da armação evitando a ferrugem e a corrosão.

Limpeza periódica

Não é necessário produtos ou ferramentas especiais para realizar a limpeza dos toldos, mas é importante que ela seja realizada sempre que o mesmo apresentar sinais de sujeira e detritos sobre ele. O primeiro passo é retirar com uma escova ou vassoura de cerdas macias toda a folhagem, galhos secos e outros matérias acumulados sobre ele. Posteriormente faça uma mistura com água e detergente neutro e despeje sobre toda a superfície. Com a mesma escova ou vassoura esfregue suavemente toda a extensão do toldo para retirar a sujeira, enxague com água limpa abundante e deixe secar.

Ferragens

Cuidar das ferragens de sustentação também é importante. Devem-se verificar os mecanismos, constatando sinais de ferrugem e mantendo-os sempre bem lubrificados e protegidos da ação do tempo. Apesar das armações serem anticorrosivas e a prova de ferrugem, vale a pena aplicar produtos específicos para proteger as hastes. No caso de ferragens desgastadas, é possível que elas recebam uma pintura, sendo a mais indicada a pintura eletrostática, que é mais resistente e compatível com o material com o qual os toldos são feitos.

Cuidados com chuva e vento

Apesar de os toldos serem totalmente aptos para aguentar as condições climáticas das áreas externas, é importante prestar atenção em alguns detalhes com relação ao vento forte e a chuva.

  • Em condições de vento muito forte recomenda-se fechar a estrutura, pois as ferragens podem ser desniveladas causando a deformação da lona.
  • Após períodos de chuvas, recomenda-se abrir o toldo e deixar que a lona seque totalmente, dessa forma evita-se a criação de mofo e deterioração da mesma.

Serviço de Manutenção

Mesmo realizando a limpeza periódica e a verificação das ferragens no dia a dia, é recomendável contratar um serviço de manutenção semestral ou anual. Algumas vezes a localização do toldo torna difícil o acesso para realizar uma limpeza mais frequente ou verificar o estado de sua armação. Por isso é recomendável contratar os serviços de um profissional para manter em dia a limpeza e integridade de seu toldo. Vale lembrar que para os modelos de toldos com mecanismo de abertura e recolhimento elétrico, a manutenção periódica é algo indispensável.

Fonte: Habitíssimo