

O centro cultural traz arte, design e programação voltada para crianças!

Leila Bittencourt é arquiteta do programa “Lugar de Criança”, da GNT.
À frente do programa “Lugar de Criança”, do GNT, a arquiteta Leila Bittencourt cria espaços incríveis. Eles são feitos sob medida para os pequenos. Assim sendo, ela e os sócios do escritório Casa OBA acabam de abrir um novo espaço cultural. Ele é todo voltado ao público infantil, que leva o nome do escritório, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
Em princípio, as crianças poderão dividir o espaço com peças de renomados designers nacionais. Além disso, poderão aproveitar uma programação de exposições, oficinas e atividades. Para as mães, além da convivência com os filhos de uma maneira divertida e educativa, o espaço ainda conta com um showroom de quartos infantis.
Veja trechos da entrevista que a Revista Casa e Jardim realizou com ela:
Qual a importância de trazer o design e a arquitetura em espaços especiais para crianças?
A criança é uma pessoa em formação. Se ela puder, desde pequena, entrar em contato com aquilo que é de qualidade, tanto o design e a arquitetura, quanto um livro, filme e tudo aquilo que trouxer conhecimento e cultura, que vá construir e fortalece-la como indivíduo, é muito válido. Acredito na casa como um ambiente perfeito para que os pais possam passar para os seus filhos essa educação e esses valores da família.
O que vai ter na programação da Casa Oba?
Por aqui vamos falar de arquitetura, design, culinária, ecologia, questões sociais e tudo mais que envolva o homem e de como prepará-lo para a casa da nova geração. Focamos nas crianças porque elas serão os adultos de amanhã. Com a tecnologia a nosso favor estaremos mais livres para trabalhar ou brincar e, portanto, nossos padrões de comportamento, nossa comida, nossas roupas, nossos móveis estão mudando e vão mudar ainda mais. É possível ser mais feliz se apostarmos em boas experiências no dia a dia e isso é muito “Oba”!
Qual foi o critério de escolha dos móveis do espaço?
Nossa ideia é trazer novos designers, móveis e talentos para contar e mostrar um pouco daquilo de mais atual que achamos bacana e importante deste universo. Trouxemos Zanini de Zanine, Ricardo Graham e Gustavo Bittencourt, por exemplo, por terem uma preocupação com os detalhes e uma estética forte. É um design feito à mão, peça por peça, como se fosse uma alta costura. Valorizamos muito isso.
 
                    