Como escolher cortinas para salas pequenas e de apartamento?

Nova série do Guia das Persianas: como escolher cortinas para salas pequenas e de apartamento?

 

Como escolher cortinas para salas pequenas e de apartamento?

 

Como escolher cortinas para salas pequenas e de apartamento? Fique por dentro da nossa série de posts.

As cortinas são itens essenciais de decoração e que ajudam a emoldurar o espaço, além de proteger os móveis, tapetes e outros objetos da sala da ação do sol. Nos ambientes com televisão, as cortinas certas ainda são fundamentais para garantirem maior conforto e aconchego.

Por isso mesmo, é normal que muitas pessoas tenham dúvidas na hora de escolher as cortinas para salas pequenas – buscando deixar o ambiente mais espaçoso e conseguir um bom resultado na decoração.

Para acertar na escolha das cortinas para salas pequenas é fundamental que você considere vários itens como o tecido mais indicado, os modelos, o tamanho e também o restante da decoração da sua sala de estar – como as cores já utilizadas, a disposição dos móveis e as características de iluminação do espaço.

Fique ligado nas nossas dicas abaixo. Serão três postagens contando segredos para escolher cortinas para pequenos ambientes.

Considerar o Espaço

Antes de sair por aí comprando a sua cortina, é fundamental que você conheça exatamente o espaço onde ela será colocada.

Assim, meça bem a largura e a altura da janela que vai receber a cortina e também adicione uma folga para que o modelo escolhido fique mais “cheio” e não falte pano nas laterais.

Além da medida da janela, também é fundamental que você considere a luminosidade do espaço. Nesse caso, reflita se a sua janela sofre com muita incidência solar – ou seja, se entra muita luz por ela.

Se essa situação acontece na sua casa, o ideal é pensar em alguma cortina que tenha um bloqueio solar, que pode ser uma camada a mais de tecido ou um forro grosso como o blecaute.

Como escolher o tecido

Além da claridade intensa, pode ser que a sua sala sofra com outras condições, como prédios próximos que diminuem a privacidade, por exemplo.

Por isso é bom analisar todas as condições antes de escolher o tecido para a sua cortina. Outros itens que influenciam nessa escolha são os móveis e as cores do ambiente. Assim, se a sua sala –mesmo pequena- é bastante colorida, opte por uma cortina neutra e vice-versa.

Para as salas pequenas o ideal é sempre buscar tecidos mais leves, que ajudam a ampliar o espaço – e não “pesam” no ambiente. Alguns exemplos são o voil, o linho, a seda e o algodão.

As cortinas estampadas também podem aparecer nas salas pequenas e tudo irá depender do restante da sua decoração. Se ela for bem neutra, você poderá apostar em uma cortina mais vibrante – só tome cuidado para não escolher estampas que possam ser cansativas com o passar dos anos.

Fique ligado no próximo post e saiba mais dicas! Você pode ver o segundo post clicando aqui e o terceiro clicando aqui!

Fonte: Blog Atelier Clássico