

Como eu escolho um papel de parede para minha decoração? Aprenda a escolher o seu papel de parede!
Como eu escolho um papel de parede? Aprenda mais aqui!
Na hora de escolher o papel de parede, existem alguns pontos a serem considerados, desde o preço até a combinação com os móveis. Veja abaixo algumas dicas e evite alguns dos erros mais frequentes:
Escolha um papel de parede que tenha a ver com você! Um dos pontos importantes a se observar é adequação do papel de parede à sua personalidade. Opte pelo estilo de papel que reflita o seu gosto pessoal.
Se você é uma pessoa mais clássica e escolhe um revestimento mais divertido, certamente não vai se sentir confortável em casa. O contrário também pode acontecer.
Cada parede pede um tipo específico de papel! Observe também a superfície da parede na qual você pretende aplicar o revestimento, pois, como dissemos, existem os tipos de papel de parede mais adequados para cada situação. Observe, ainda, qual é o ambiente em que se pretende aplicá-lo.
Os papéis mais lisos são indicados para as paredes de quartos, pois não acumulam poeira. Por outro lado, os modelos tradicionais possuem muitas opções de texturas e são ideais para as salas, assim como os papéis em alto-relevo.
Os papéis em veludo também são próprios para salas mais elegantes e não devem ser aplicados em casas que tenham crianças ou animais, devido a sua delicadeza.
Já para ambientes, como cozinhas e banheiros, os vinílicos são ótimas opções, pois são fabricados exatamente com o propósito de resistir à umidade.
Observe a combinação de cores! Por possuírem diversos tipos de papel de parede no mercado, fica até difícil definir a combinação entre eles. Você precisa estar atento à combinação de cores e texturas, além de verificar se o papel combina com os móveis do ambiente onde será aplicado.
O ideal é deixar o papel com textura ou o mais chamativo para apenas uma parede, ao passo que nas demais paredes você pode optar por variações mais sutis da cor predominante. Tenha cautela ao fazer a combinação das cores e, em caso de muita dúvida, aposte em cores mais neutras, como cinza e o bege, pois são mais fáceis de combinar.
Não podemos deixar de relembrar o quanto é importante que essa escolha seja bastante pessoal. Escolha o que você gostar e não se deixe levar somente pelas tendências. A sua casa deve ser um local onde você sinta paz e tranquilidade, e a decoração é a maior responsável por essa sensação.