Descubra como usar tapetes na decoração

Descubra como usar tapetes na decoração

Tapetes podem dar um toque especial em todos os cômodos a casa

 

“Há várias formas de se utilizar tapetes na ornamentação da casa. Caso se sinta inseguro, basta apostar nas combinações tradicionais.”.

Muitos pensam no tapete como um acessório sem muita utilidade que vai apenas acumular sujeira, porém na verdade ele está bem longe disso. Os tapetes podem ser usados não só com objetivo de decorar, mas também para personalizar o ambiente, dar uma sensação aconchegante ao lar ou até mesmo alterar a sensação térmica e acústica no interior da casa.

Os tapetes não precisam ser posicionados apenas na sala ou na porta – você pode usar a sua criatividade para ornamentar outros cômodos da casa com eles. Banheiros, escritórios, quartos… Existem modelos para todos os gostos e é possível decorar diferentes ambientes. Vamos conferir algumas dicas para usar esse acessório com criatividade. 

Como usar tapetes na decoração

Os tapetes podem variar de acordo com cores, tamanho, texturas e materiais. Existem diversas opções, tradicionais ou modernas, para você escolher. Essas incluem estampas, materiais coloridos, neutros, felpudos ou não, sendo que cada um vai dar um brilho especial para o ambiente que você escolher decorar. Basta escolher o da sua preferência.

Antes de escolher o seu tapete é necessário saber que tipo de efeito você pretende criar. Pode ser tornar o lugar mais divertido, mais acolhedor ou dar um toque de sofisticação. Uma vez que você descubra o que deseja se torna muito mais fácil fazer a sua decoração. Para isso, pode abusar da criatividade.

Para usar os tapetes de forma não tão convencional podemos listar cinco sugestões:

  1. Ao lado da cama: Colocar os pés no chão frio de manhã é uma sensação bem desagradável. Um pequeno tapete felpudo ao lado da cama vai te proporcionar mais conforto. Caso você viva em um lugar que faz muito frio, pode colocar um grande tapete sob a cama, que abarque toda a sua área e sobre dos lados. Isso vai melhorar o conforto térmico do quarto;
  2. Sobreposição: (Projeto Hildebrand Silva Arquitetura)
    Sobrepor um tapete tradicional e outro estampado é uma ótima escolha para quem quer mudar a decoração sem ousar demais. A estampa dá vida ao ambiente enquanto os tons neutros mantêm a sobriedade, sendo uma combinação que quase sempre dá certo;
  3. Muitas cores: (Imagem – passie.com.br)
    Para quem gosta de se arriscar e quer deixar quartos e salas bem alegres e vibrantes. Tapetes bem coloridos combinam com cômodos onde há muita madeira no piso e nos móveis e fazem uma contraposição bem divertida à seriedade desses materiais;
  4. Formato redondo: (Imagem – Casa Fortaleza)
    Os tapetes em geral são quadrados ou retangulares. No entanto, você pode apostar em um redondo para delimitar área sob alguns móveis e dar uma sensação de suavidade;
  5. O aconchego do artesanal: (Foto: Anne Kaz / Viva Decora)
    Além de muito bonitas, as peças feitas à mão passam uma grande sensação de aconchego para a casa. Aposte no crochê e no tricô para deixar tudo com aquela cara de lar.

Seguindo essas dicas você vai ser capaz de deixar o ambiente doméstico mais animado e confortável.