Dicas para ajudar você a escolher a cor ideal para persiana!

Dicas para ajudar você a escolher a cor ideal para persiana!

Antes de escolher a cor da sua persiana, é preciso parar e pensar.

Dicas para ajudar você a escolher a cor ideal para persiana!

Estilo, modelo, material: estes são os passos anteriores para você definir a cor da sua persiana!

Quando você decora a sua casa, você reserva tempo para pensar nas cores da parede, dos azulejos, tapetes, etc. Porém, ao olhar para as janelas, muita gente se pergunta quais seriam as cores ideias para as persianas. Por isso, vamos dar algumas dicas para ajudar você a escolher a cor ideal para sua persiana.

Defina seu estilo

Primeiramente, o primeiro passo para escolher as cortinas de cores certas é considerar o estilo que você está tentando alcançar. Isso determinará que tipo de materiais e cores você deve examinar. Aqui estão alguns estilos sugeridos e opções de cores:

  • Terroso e natural: para uma casa cheia de tons naturais, você pode considerar aplicar o mesmo as janelas. As persianas de madeira ou PVC seriam uma ótima opção nas cores de madeira mais claras ou beges;
  • Ultra moderno: as persianas por si só já configuram um interior moderno. As de alumínio, com um acabamento metálico, combinaria com aparelhos de alta tecnologia e funcionam bem no espaço;
  • Vintage: para um interior mais eclético, escolha cores fortes que possam complementar seus acabamentos interiores. Amarelos mostarda, rosas e azuis turquesa são perfeitos;
  • Minimalista: para algo simples, limpo e discreto, escolha tons de branco ou gelo.

Decida quais as funcionalidades você precisa

Posteriormente, para escolher a persiana ou cortina ideal, é preciso considerar o seguinte:

  • Quem vai usá-los? Se for para o quarto de uma criança, considere algo que é fácil de limpar e usar, como cortina rolo ou persianas de alumínio.
  • Quanto de luz você quer? É preciso considerar a entrada de luz no ambiente. A luz do sol da manhã é mais suave e mais fria do que a luz do sol da tarde. Portanto, a cortina ou persiana escolhida deve ser determinada considerando a quantidade de luz que você quer que o ambiente absorva.
  • Onde estarão? Ambientes com altos índices de umidade, como banheiros e cozinhas, limitariam suas escolhas de persianas. Isso, por sua vez, limitaria suas escolhas de cores. Para um banheiro, persianas de alumínio ou PVC seriam uma boa escolha.

Escolha o tipo de persiana ou cortina você quer

Uma vez que você tenha seguido as demais etapas, existem três categorias principais para escolher. Dessa forma, aprenda mais sobre elas:

  • Venezianas: As janelas venezianas são antigas e assim chamadas por causa da romântica cidade Veneza, na Itália. Este tipo de janela é diferenciado e especial, pois permite arejar e iluminar ambientes e, ao mesmo tempo manter a segurança e privacidade.
  • Cortinas rolo: A persiana rolô é uma excelente alternativas às cortinas. Retrátil, ela se enrola completamente na parte superior da janela quando é aberta. Seu mecanismo funciona por meio de roldanas, e pode ser manual ou automático, utilizando um controle remoto.
  • Persianas: As persianas são itens que auxiliam no controle da luminosidade e ventilação. As persianas são itens que auxiliam no controle da luminosidade e ventilação.

Selecione o tecido ou material que você mais gosta

Em seguida, após escolher o estilo de cortina ou persiana que você quer, você deve selecionar o material. Existem três tipos principais de materiais:

  • Alumínio
  • PVC
  • Madeira
  • Tecidos

As persianas são feitas de tecidos com vários acabamentos e diferentes transparências. Já as cortinas blackout são revestidas de PVC e não são transparentes. As Cortinas de rolo de tecido variam. Elas podem ter uma variedade de cores e padrões, e sua transparência também varia com a espessura do tecido.

Escolha entre combinar ou contrastar

Isso se resume ao seu gosto pessoal e ao efeito que você quer. Se você decidir contrastar, selecione uma cor que se destaque do restante da sua decoração. As cores arrojadas funcionam muito bem neste caso.

Se você decidir combinar, escolha cores que casem com o resto de sua decoração. Lembre-se de que as cores complementares não precisam corresponder exatamente. São cores cuja tonalidade se completa.

Finalmente, escolha sua cor

Uma vez que você tenha passado por todas as etapas, chegou a hora de escolher as cores. Passar por todas as etapas fez com que você restringisse as opções de cores. Ou seja, agora fica mais fácil focar nas cores que mais combinarão com sua decoração.

Para ter certeza de que a cor escolhida é realmente a certa para você, peça uma amostra de tecido para que você possa tocar e sentir o material, bem como ver a cor ao vivo. Boa escolha!

Olá, gostaria de mais informações sobre o Guia das Persianas?