Domótica: como são as casas inteligentes?

Domótica: como são as casas inteligentes?

Conheça mais sobre as casas inteligentes.

Domótica: como são as casas inteligentes?

O futuro é agora: saiba como aplicar os benefícios da robótica em sua casa.

Já pensou em poder controlar todos os recursos de sua casa através de um botão? Por mais incrível que pareça isto não é somente história de filme de ficção científica. Os recursos tecnológicos hoje em dia são tão avançados que chegaram até às residências. Com isso, proporcionam conforto e comodidade aos moradores ao alcance de um clique. Saiba mais sobre a domótica residencial.

O que é?

Primeiramente, o termo domótica vem da junção da palavra “domus” (casa) com “robótica” (controle automatizado). Não é algo novo, já que tem sua origem na década de 80. Mas em seu caminho até hoje veio sofrendo muitas mudanças e se tornando mais acessível e personalizada. Podemos dizer que a domótica é um conjunto de sistemas criados para automatizar recursos domésticos. Com o intuito de simplificar a vida diária, ele satisfaz as necessidades de comunicação, conforto e segurança.

Como funciona?

A domótica utiliza vários elementos de maneira sistêmica. Ou seja, para proporcionar uma gestão integrada dos diversos recursos e equipamentos de uma casa, ela alia as vantagens de sistemas eletrônicos aos informáticos. De fato, existem diferentes maneiras de manusear o sistema. Desde os sistemas automáticos a manuais, com um simples apertar de botão ou através do celular é possível fazê-los funcionar. Exemplos:

  • Sistemas passivos: funcionam com o comando do morador, ou seja, ao apertar um botão, acionar um aplicativo no celular ou até mesmo um comando de voz.
  • Sistemas avançados: são os que depois de programados trabalham “sozinhos”. Estão aptos para interpretar parâmetros e reagir a circunstancias através de sensores. Este tipo de domotica é capaz de detectar uma janela aberta, desligar as luzes depois de um certo intervalo de tempo, controlar o ar-condicionado ao analisar a temperatura do ambiente, regar as plantas ao constatar os níveis de umidade, etc.

Quais as vantagens?

Algumas das vantagens do domótica são:

  • Possibilitar que tarefas mais rotineiras sejam realizadas automaticamente;
  • Reduzir o tempo gasto com rotinas;
  • Economia de recursos como água e energia elétrica;
  • Conforto térmico em casa;
  • Garantir a seguranca de seus familiares e seus bens.

Segurança

Este ponto da domótica pode abranger vários aspectos para garantir a segurança de seus familiares e imóvel. É possível, por exemplo, contar com sistemas de sensores capazes de detectar e avisar ao morador e corpo de bombeiros em caso de incêndios, fugas de gás e inundações, acionando alguns recursos para contornar a situação até a tomada de providências. Também é utilizada para detectar possíveis invasores e violações em portas e janelas, avisando a polícia e também com ações inibidoras como alarmes e luzes automáticas.

Iluminação

Com a automatização da iluminação é possível controlar o ascender e apagar das luzes através de temporizadores e sensores que detectam quando está escurecendo. Também é possível controlar a intensidade da iluminação possibilitando brincar com cenários diferentes na decoração e nos cômodos, como por exemplo uma luz mais acolhedora sob a mesa de jantar e uma luz um pouco mais intensa no restante do cômodo. Com toda a certeza, é considerado um dos pontos mais interessantes quando o assunto é economia de energia.

Climatização

Permite ter o conforto de encontrar a casa sempre com uma temperatura e umidade agradáveis. A domótica aplicada a climatização possibilita programar horários ou ativar através de comandos (como pelo celular por exemplo) o funcionamento do ar-condicionado, ventilação ou aquecimento. Níveis mais avançados de automação são capazes de identificar a temperatura e umidade através de sensores e regular o clima da casa de maneira automática. Com este recurso é possível chegar em casa em um dia de calor escaldante e encontrar a casa com um clima fresco e agradável, o mesmo vale para climas mais frios.

Comunicação

Outro ponto interessante da domótica é possibilitar um controle total de seu imóvel através de áudios e vídeos. Com esta tecnologia é possível verificar seus cômodos a todo momento e acionar comandos para, por exemplo, desligar uma tv que ficou acesa, baixar as cortinas com a incidência de muito sol ou ligar as luzes quando você estiver prestes a chegar em casa. Esta tecnologia também se estende a cuidados com os moradores com necessidades especiais, crianças e animais, permitindo acompanhar e interagir com suas rotinas a distância através do áudio e vídeo.

Aparelhos Automatizados

Também é possível contar com vários aparelhos que realizam tarefas simples de maneira programada. Apesar de simples são pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença no seu dia-a-dia como acordar pela manhã com o café já pronto na cafeteira, chegar em casa e encontrar seus ambientes limpos e aspirados… E o que me diz de ter seus alimentos e a lista de compras controlados pela própria geladeira? Uma mão na roda não é?

Fonte: Habitíssimo