Precisa de sombra? Conheça os toldos e coberturas em lona!

Precisa de sombra? Conheça os toldos e coberturas em lona!

A Lona é um material muito popular devido ao custo e resistência.

Precisa de sombra? Conheça os toldos e coberturas em lona!

Toldos e coberturas são ótimos para locais com alta incidência solar ou chuva!

Para todos que vivem em países de clima tropical, é normal que tenham de lidar com dias de calor intenso. Estes, por vezes, dão lugar a repentinas chuvadas fortes e inesperadas. Condições meteorológicas tão diferentes, como os ventos fortes, os raios ultravioletas e a umidade, são complicadas. Afinal, elas podem prejudicar não só os residentes da região, como afetar também certas infraestruturas.

No entanto, é também nestas áreas onde o tempo é incerto que nos habituamos a ver toldos e coberturas, à base de lonas, que permitem proporcionar uma sombra quando o tempo aquece ou abrigar a sua casa da chuva que incessantemente bate contra a sua janela.

Lona PVC: Toldos x Coberturas

Antes de mais, é importante distinguir estes dois termos. Enquanto toldos protegem uma área pequena, como portas ou janelas, as coberturas encarregam-se da proteção de espaços maiores, como uma garagem ou um pátio. Em ambas as situações, o morador conta com um amplo leque de materiais disponíveis no mercado, com aplicações específicas. Antes da instalação, porém, deve ser identificado o material certo para cada uma das suas necessidades.

Entre as opções, o interessado encontrará materiais simples, como as lonas sintéticas, mas também os mais sofisticados materiais, como alumínio e policarbonato. As Lonas – que são mais populares no mercado – são uma ótima opção, além de serem mais baratas e resistentes.

Entretanto, após definir o material de cobertura, está na hora de tratar da estrutura de suporte dos toldos e coberturas: uma vez mais, deve pensar no propósito que vai dar ao toldo ou cobertura. Perceberá rapidamente que, no mercado, existem materiais resistentes e consequentemente mais caros, desde o alumínio aos mais frágeis materiais – e também de preço mais acessível – como o latão. Aconselhe-se com o técnico de vendas e averigue bem as características de cada material, uma vez que alguns são mais propensos ao desgaste em contato com a chuva.

Materiais

  • Policarbonato

O policarbonato é o material mais indicado para áreas que exigem resistência contra ventos e chuvas fortes, como garagens e pátios. Para quem estiver especialmente preocupado com a decoração do seu lar, esta poderá ser uma das melhores opções, uma vez que permite criar toldos e coberturas com cores. Por outro lado, o policarbonato não é muito eficiente contra o calor e dura, em média, 10 anos.

  • Materiais sintéticos

Os materiais sintéticos, entre todas as outras opções para toldos com tecidos, são os mais resistentes. Entre os materiais sintéticos, as lonas de PVC são as mais comuns e adequam-se especialmente para a cobertura de garagens. Resistente a condições meteorológicas como ventos e chuvas moderados, os materiais sintéticos contam é com uma pequena desvantagem: absorvem o calor. Ainda assim, este tipo de lona garante bons resultados e não pesa muito no orçamento.

  • Tecidos acrílicos

Os tecidos acrílicos caracterizam-se pela sua leveza e beleza visual, acondicionando-se por isso na perfeição em sua casa. Mesmo que absorvam menos calor e deixem passar mais luz do que as lonas de PVC, os tecidos acrílicos nem sempre são os mais indicados para proteger a sua casa da chuva. Por quê? A resposta é simples: não são impermeáveis.

  • Tecido Termoscreen

O tecido termoscreen, por fim, é o mais indicado para regiões de forte insolação. Por ser um tecido com microfuros, permite a ventilação do ambiente coberto. À semelhança dos tecidos acrílicos, não é impermeável, portanto pouco efeito fará a lidar com as chuvas.

Fonte: Publicidade & Marketing