Saiba o porquê escolher o papel de parede para mudar o visual do seu lar

Saiba o porquê escolher o papel de parede para mudar o visual do seu lar

Aprenda como se pode mudar o visual da casa usando papel de parede

Saiba o porquê escolher o papel de parede para mudar o visual do seu lar

O papel de parede é uma excelente alternativa, mesmo em propostas de decoração contemporâneas.

Quer mudar a sua casa de forma ágil e prática? Pois, o papel de parede pode ser a resposta. Essa é uma técnica clássica, muito utilizada na decoração de ambientes. E ao contrário do que muitos pensam, ainda é uma excelente alternativa, mesmo em propostas contemporâneas.

O bom é que combina com vários gostos e bolsos. Isso porque a moda muda a todo instante, permitindo surgir mais e mais modelos todo dia.

Tem papéis de paredes que são lisos. Outros são geométricos ou com estampas mais discretas. Alguns têm figuras de personagens animados ou imitam texturas de materiais naturais.

As vantagens do papel de parede para a decoração de interiores

Já é sabido que os papéis de parede são capazes de revolucionar os ambientes. Mas, quais são as reais vantagens e desvantagens desse tipo de material? Bem, o primeiro ponto positivo que se pode destacar é que ele tem uma instalação muito rápida, sem muita bagunça ou sujeira.

Quarto decorado com Papel de Parede, by Roberta Devisate.
Quarto decorado com Papel de Parede, by Roberta Devisate.

A manutenção também é simples. E, num balanço final, percebe-se que todo o processo é econômico e duradouro.

Outra vantagem do papel de parede é que, com ele, o projetista consegue trazer aos ambientes da casa estampas, grafismos e efeitos em três dimensões. Os padrões repetidos seriam muito complicados de se fazer à mão. E essa solução não deixa a desejar. Pelo contrário, as superfícies tendem a ficar tão bonitas quanto se tivessem uma camada de pintura, textura ou outra forma tradicional de revestimento.

Escritório decorado com Papel de Parede, by Juliana Pippi.
Escritório decorado com Papel de Parede, by Juliana Pippi.

Variedade para todos os gostos!

Independente de quais sejam as preferências da pessoa, com certeza ela encontrará uma textura que combine com o seu estilo. Só que, tenha ela escolhido dos mais coloridos aos mais clássicos, isso não importa. Pois, ainda terá de buscar meios de harmonizar a estampa com o conjunto decorativo, evitando a poluição visual.

Talvez seja o caso de experimentar cores semelhantes à paleta já existente no cômodo. A não ser que a ideia seja mesmo chocar e incentivar a imaginação. Aí o ideal seria estudar melhor o caso. E o designer é o profissional perfeito para analisar todos os pormenores e dar a solução mais adequada, correspondendo com a atividade desempenhada em cada setor da casa.

Para áreas molhadas, como cozinhas, lavanderias e banheiros, por exemplo, certamente ele dirá que o papel de parede comum não serve. Nesse caso, o melhor são os modelos vinílicos, fabricados em PVC. Eles são mais resistentes à luz e à umidade, garantindo a facilidade na lavagem do material.

Quarto decorado com Papel de Parede, by Vanja Maia.
Quarto decorado com Papel de Parede, by Vanja Maia.

Já para as áreas dos quartos, salas, home-offices e circulações, o papel de parede ideal é o do tipo TNT. A diferença deste para o em PVC é que necessita de mais higienização com detergente – o que pode parecer uma desvantagem para algumas pessoas.

Também há os modelos feitos em fibra de celulose, ainda mais delicados e menos duradouros. Na dúvida, é melhor pedir a opinião do profissional especializado.

Fonte: CMO Construtora