

Segundo Ogilvy, Marca é a soma intangível dos atributos de um produto; seu nome, embalagem e preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido.

A Marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre as pessoas que a usam.
A evolução tecnológica, bem como a globalização e a maior facilidade no acesso às informações têm proporcionado às empresas mudanças em todos os seus aspectos funcionais. Produtos e serviços de qualidade já não são os únicos pré-requisitos para o sucesso, abrindo espaço para a marca vir a ser, também, um diferencial competitivo indispensável para o reconhecimento da organização frente ao mercado
A tarefa de construir uma marca forte e memorável é encarada como um dos maiores desafios de qualquer negócio.
Fazer com que as pessoas conheçam o nome da sua empresa, identifiquem sua logomarca, reconheçam suas propostas de valor e, finalmente, optem por seus produtos ou serviços na hora da compra são apenas alguns exemplos dos objetivos para tornar sua marca reconhecida junto aos públicos e mercado.
Construir uma marca exige investimento constante e tempo
Nesse contexto, um dos indicadores mais relevantes é o crescimento do nível de lembrança da marca. A lógica é simples: você sabe quando algo se tornou bem conhecido quando, ao pensar em uma categoria de um produto ou em um serviço, a primeira coisa que lhe vem à cabeça é uma marca específica. Isso significa dizer que aquela marca já ocupa um lugar bem definido na mente e no coração do consumidor.
Exposições repetidas e associações
Em um primeiro momento, quando a marca não é muito famosa, atuar com uma repetição de exposição pode estimular o seu reconhecimento pelo público. Ao vê-la constantemente nas redes sociais, em portais segmentados o consumidor começará a reconhecer sua marca, ainda que não gere essa lembrança espontânea.
Inserir sua marca de maneira constante em assuntos relevantes trará não apenas o reconhecimento, como também autoridade. Essa é uma maneira de dizer ao seu público que sua marca está envolvida com conteúdo relevante para eles. Direcionar campanhas no Facebook, por exemplo, é uma ótima ferramenta de divulgação específica para um grupo de usuários segmentado.
Criar associações é um outro ponto importante para o fortalecimento da sua marca e seu produto. É um estágio no qual você direciona o pensamento do consumidor para a lembrança do seu negócio.
Inicialmente, isso pode ser feito por meio de conteúdo digital, em que seu produto/serviço será apresentado, de maneira discreta, como solução para um determinado problema. Com o tempo, o consumidor vai associar sua marca a categorias de produtos ou serviços dos quais possui necessidade.
Personalidade da marca
Definir uma personalidade clara e objetiva é o que a marca deve buscar como forma de atrair o consumidor, fazendo-o valorizar os atributos do produto/serviço que a empresa oferece. Isso facilita o desenvolvimento de um vínculo do mesmo em relação à organização. A criação deste vínculo distingue uma marca das demais, favorece a presença mais marcante na mente do consumidor e ajuda a estabelecer a fidelidade à marca.
Por fim, na mente do consumidor a marca é considerada como um depósito de esperança e confiança no produto, ou seja, representa a promessa de uma série de atributos e valores destinados a satisfazer suas necessidades.
Se sua empresa faz parte do segmento de Persianas, Cortinas, Toldos, Tecidos, Papel de Parede, Pisos Laminados, Pisos Vinílicos, Tapetes e Carpetes, anuncie no Guia das Persianas e fortaleça sua marca junto ao mercado e seu público consumidor.