Inspirações para escolher a cortina ideal para sua sala pequena.

Terceiro e último post da série do Guia das Persianas: Inspirações para escolher a cortina ideal para sua sala pequena.

 

Inspirações para escolher a cortina ideal para sua sala pequena.

 

Inspirações para escolher a cortina ideal para sua sala pequena: leia nosso terceiro e último post sobre o assunto.

Continuando nosso post sobre cortinas para ambientes pequenos, principalmente as salas, você vai aprender sobre os tamanhos de cortinas e ver inspirações para deixar você com vontade de mudar a sua casa! Confira!

O tamanho ideal das cortinas para salas pequenas

Outro item que você deve considerar na hora de escolher as cortinas para salas pequenas é em relação ao tamanho delas.

Dependendo do seu gosto pessoal, você poderá optar pela cortina que toca levemente o piso (“beijando o chão”, como costuma-se dizer) ou arrastando pelo piso – que dá um ar mais clássico a sua decoração.

Nesse último caso, contudo, o correto é que o tecido tenha de 2 a 5 cm a mais apenas, para evitar que o excesso fique muito proeminente. Apenas, lembre-se que cortinas com essa quantidade a mais de tecido podem sujar com mais facilidade.

Se você deseja economizar, opte pelo modelo preso por alças feitas com o próprio tecido da cortina ou de alça com cabeçote liso colocado em um varão. Os modelos mais caros são de cortinas franzidas, especialmente o modelo com pregas americanas.

Os modelos franzidos também aumentam o volume da cortina o que pode fazer com que o seu espaço pareça ainda menor, por isso tente escolher por modelos mais simples e lisos (com menos volume) que ajudam a ampliar o espaço.

Se a sua sala é bem pequena opte por uma cortina em um tom semelhante ou bem próximo a parede (e de preferência claro), assim você terá uma ilusão de ótica e fará com que a sua sala pareça mais ampla.

O trilho embutido no gesso ajuda a filtrar a claridade que vem de fora, sem prejudicar a luminosidade interna, nesse caso você poderá optar pelos tecidos mais finos que ajudam a deixar a decoração mais leve – ideal para salas pequenas.

Se você optar por um tecido mais grosso na cortina (como a sarja) busque fazê-la de uma cor mais clara (como o branco) assim você não pesa o ambiente.

E, o mais importante, é sempre pense na sua cortina como um elemento integrado ao seu décor. Por isso, não tenha medo de pedir amostras de tecido e de testá-los na sua sala de estar para ver se a cor e a textura escolhida combinam com os demais móveis e itens decorativos.

Veja algumas inspirações:

 

Cortina linda de Estampa com Blackout
Cortina Florida Dupla com Voil
Cortina Franzida e Charmosa
Dobradinha: Cortina de Voil com Persiana

Veja o primeiro post clicando aqui e o segundo clicando aqui!

Fonte: Blog Atelier Clássico