Aprenda a limpar e guardar seus tapetes para aproveitar o melhor do verão!

Aprenda a limpar e guardar seus tapetes para o verão!

Os amantes de tapete sabem que no verão é preciso guardá-los em local seguro.

Aprenda a limpar e guardar seus tapetes para aproveitar o melhor do verão!

Aprenda a limpar e guardar seus tapetes para aproveitar o melhor do verão!

Com a chegada do verão, muitas pessoas aproveitam para mudar o visual da casa. São essas adaptações que, ao mesmo tempo, ajudam a refrescar o ambiente e deixam os espaços com um toque mais alegre e colorido. Sendo assim, são mudanças muitas vezes sutis que são propícias para o verão!

Para isso, um dos artifícios utilizados é a retirada dos tapetes. Ou seja, sem eles é possível deixar a casa mais fresquinha e tornar os espaços mais cleans.

Se você quer guardar seus tapetes, confira as dicas para efetuar a limpeza e guardá-los adequadamente.

Cuidados Essenciais

Independente do material, tamanho e cor do seu tapete, todos irão precisar de cuidados especiais na hora da limpeza. Utilize o aspirador de pó, que é menos agressivo. As vassouras também estão permitidas (as menos agressivas são as de piaçava). Mesmo utilizando uma vassoura, tenha em conta que esse processo não realiza uma limpeza profunda, a poeira mais fina ainda permanecerá acumulada por isso a melhor maneira de eliminar toda a poeira e sujeira é com o aspirador de pó. Você também poderá realizar uma lavagem simples em seu tapete considerando o tipo de material e a composição:

  • Algodão: Utilizando um pano úmido e vinagre esfregue toda a superfície da peça repetindo a operação até que o pano saia totalmente limpo.
  • Lã: Aceitam todo tipo de limpeza, mas dê preferência para detergentes neutros sem branqueadores.
  • Fibra vegetal e natural: O ideal seria realizar a aspiração úmida com um aparelho apropriado e de maneira acelerada para não danificar as fibras.

Para todos os processos de limpeza úmidos a etapa de secagem é muito importante e deve ser realizada de maneira natural. De preferência, estendendo o tapete no chão para não deformá-lo

Armazenamento

Depois de limpar adequadamente seu tapete, chegou a hora de guardá-los até o final do verão. Assim, eles poderão ser utilizados novamente nas próximas estações. Você poderá optar por um serviço profissional que limpará e acondicionará seu tapete de forma especializada ou então você pode fazer isso você mesmo.

Para isso, existem algumas opções. Uma delas é cubrir o mesmo com jornal e respingar sobre ele querosene e naftalina. Outra alternativa é colocar algumas folhas de louro ou polvilhar sal sobre ele antes de enrolá-los. Em princípio, ambas as opções mantêm os tapetes livres de cupins e traças.

Para finalizar o processo de armazenagem, utilize um lençol velho. Em seguida, coloque o tapete no centro do lençol e enrole. Com os centímetros que sobrar nas extremidades, faça um nó e arremate com um barbante. Se for possível envolva o rolo com uma bolsa plástica e mantenha o tapete embalado na posição oriental sem colocar pesos em cima.

Fonte: Habitíssimo
Olá, gostaria de mais informações sobre o Guia das Persianas?