Conheça o Estilo Memphis e arrase na decoração!

Conheça o Estilo Memphis e arrase na decoração!

O Estilo Memphis existe há mais de 30 anos e está em alta!

Conheça o Estilo Memphis e arrase na decoração!
Foto de Dennis Zanone e sua coleção privada de estilo Memphis em sua casa.

Conheça mais sobre ele e saiba como aplicar a sua decoração.

Você pode até não ter escutado falar sobre o estilo Memphis (Memphis Style). Mas com certeza já se deparou com alguma embalagem, projeto, produto, decoração ou marca que usa seus padrões e design característicos.

O Memphis foi um estilo de design criado por um grupo italiano de designers e arquitetos em 1981. Fundado em Milão por Ettore Sottsass, o coletivo criava móveis, tecidos, cerâmicas, vidros e objetos metálicos com estética pós-moderna nos anos 80 (período de 1981 a 1987). Ele ficou conhecido pela máquina de escrever Valentina, em plástico colorido, para a Olivetti.

Originalmente chamado de “The New Design”, o Memphis foi renomeado após os artistas escutarem a canção de Bob Dylan “Stuck Inside of Mobile (With the Memphis Blues Again)”. Ela tocava repetidamente na reunião do grupo durante uma noite. Assim nascia um dos movimentos artísticos mais originais de todos os tempos.

Estilo em Alta após 30 anos

Embora o movimento tenha durado um tempo relativamente curto, o impacto de Memphis ainda é muito forte hoje. Ele está presente na moda, na decoração e no design. Ela ressurgiu como resultado de uma série de exposições e artigos sobre pós-modernismo e design na década de 1980. O ápice foi após a morte de Sottsass, em 2007.

Com tantas referências fantásticas, os designers estão adaptando o estilo e introduzindo novas cores, geometrias ou padrões para criar interações contemporâneas. O Memphis agora está sendo usado como inspiração e ferramenta de design, enquanto que na verdade foi criado como uma filosofia e uma maneira de trabalhar.

Características do estilo e como aplicar a sua decoração

Em 2016 a famosa marca de decoração italiana Kartell lançou uma homenagem ao Memphis em um evento para celebrar um pedaço de história de design em parceria com Ettore Sottsass (“Kartell goes Sottass. A tribute to Memphis”). A explosão de cores havia voltado com tudo.

Atualmente, a designer e artista Camille Walala é uma das representantes mais conhecidas por traduzir de forma contemporânea tudo o que o design da estética Memphis representa.

Estilo Memphis: Camille Walala e seu trabalho vibrante.
Camille Walala: artista que traduz de forma contemporânea tudo o que o design da estética Memphis representa.

Antes de tudo, se você quer aplicar esse estilo na decoração da sua casa, você precisa de algumas dicas. Primeiramente, como este estilo é muito marcante, ele vai chamar bastante atenção ao ambiente. É preciso levar esse ponto importante em consideração.

Para a decoração, você pode optar por papel de parede para deixar o ambiente bem colorido. Existem diversas opções com formas e cores no mercado. Há também os tecidos coloridos e estampados para os estofados, que podem ser usados inclusive para a confecção de almofadas ou capas para o sofá.

Estilo Memphis: aplicação na decoração do ambiente.
Estilo Memphis: aplicação na decoração do ambiente.

Por fim, outra dica são os usos de quadros e objetos característicos. Isso vai te ajudar a finalizar a decoração do ambiente. Agora é só se inspirar!

Fonte: Follow The Colours