Dia das Mães é a data sazonal mais rentável, de acordo com o Google

Dia das Mães é a data sazonal mais rentável, de acordo com o Google

Google, em parceria com o Serasa, libera estudo que mostra que o Dia das Mães é especial para vendas.

Dia das Mães é a data sazonal mais rentável, de acordo com o Google

Em 2018. a data teve aumento significativo nas vendas online em relação aos últimos 5 anos.

Em princípio, o Google é reconhecido como o motor de busca mais utilizado no mundo. Em outras palavras, tal hegemonia permite que a empresa tenha em mãos informações preciosas sobre o comportamento dos usuários. Afinal, a cada dia mais pessoas estão conectadas à internet e consequentemente, fornecendo dados voluntariamente.

A análise desses dados, pode auxiliar na elaboração de estratégias de marketing e no aumento significativo de vendas em e-commerces e negócios locais.

Acompanhe os insights gerados pelo relatório e prepare sua loja virtual para a data!

Maior volume de buscas dos últimos 5 anos

Em parceira com a Serasa e com a análise de dados internos, o Google identificou a variação do volume de buscas para cada data comemorativa, onde o termo “Dia das Mães” se destacou, alcançando um volume de 10 milhões de buscas apenas no ano de 2018.

Em síntese, para ficar mais nítido o quando o Dia das Mães está se destacando das demais datas comemorativas, confira abaixo a evolução dos números referentes aos últimos 5 anos:

  1. Dia das Mães: +34%
  2. Dia dos Namorados: +24%
  3. Dia dos Pais: +19%
  4. Natal e Black Friday: +9%
  5. Dia das Crianças: 0%

Estes números mostram que o consumidor brasileiro está cada vez mais dando atenção ao Dia das Mães do que a outras datas sazonais. Desse modo, pode-se citar como exemplo o Dia das Crianças, que se manteve estável – sem aumento na variação do volume de buscas. Há também o Dia dos Namorados, que apesar de apontar um crescimento relevante, ainda está abaixo do Dia das Mães.

Consumidor brasileiro pretende gastar mais

Outra boa notícia é para quem tem loja virtual, loja física ou vende pelos marketplaces. Em princípio, o consumidor brasileiro está se preparando para gastar mais dinheiro em compras referente ao Dia das Mães.

Segundo o Google Survey, em uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano, os entrevistados ao serem abordados com a seguinte pergunta: “Você pretende comprar presente de Dia das Mães em 2019?”, responderam:

  1. 58% – sim;
  2. 29% – ainda não sei;
  3. 14% – não.

Nesse ínterim, indo mais além, os entrevistados também disseram que pretendem gastar mais do que foi gasto no ano anterior. Abaixo, você pode conferir as respostas para a pergunta “Quanto pretende gastar?”, veja:

  1. 23% até R$50;
  2. 29% entre R$51 e R$100;
  3. 18% entre R$101 e R$200;
  4. 8% entre R$201 e R$500;
  5. 6% entre R$500 e R$999;
  6. 6% acima de R$1000.

Totalizando um gasto médio de R$286.

Oportunidade para aquisição de novos clientes

Como estamos observando, as datas sazonais geram um volume maior de buscas e tráfego para e-commerces. Além disso, a pesquisa Google Survey trouxe mais uma informação relevante, tanto para o varejo online, como para o varejo físico, confira a pergunta e o resultado:

Pergunta: “Pensando nas suas compras de presentes para o Dia das Mães deste ano, o quanto você estaria disposto(a) a comprar em uma loja/site que nunca comprou antes?”

Resultado: cerca de 6 em cada 10 pessoas estariam dispostas a comprar em um novo varejista no Dia das Mães este ano.

Nesse sentido, essa informação mostra que quem se preparar primeiro e criar uma boa estratégia de vendas terá a oportunidade de vender mais e aumentar a base clientes.

Fonte: Painel 10
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