Conheça o estilo de cozinha monocromática e apaixone-se!

Conheça o estilo de cozinha monocromática e apaixone-se!

Existem diversos estilos de decoração para a cozinha.

Conheça o estilo de cozinha monocromática e apaixone-se!

Conheça o estilo monocromático: ousadia e personalidade na sua cozinha.

Certamente você já viu uma decoração assim. Cobrir um ambiente inteiro com uma única cor está em alta. Conhecida como estilo de decoração monocromático, ela possui uma atmosfera ousada, que revela personalidade e, por que não, drama. A cozinha é um dos ambientes mais cheios de vida da casa e merece uma atenção especial de quem deseja apostar em um décor monocromático.

A princípio, o segredo para uma decoração monocromática bem sucedida está na utilização de nuances levemente diferentes, texturas variadas e uma dose de ousadia. Além disso, é possível variar no tom da cor escolhida.

Conheça algumas cozinhas que apostaram na decoração monocromática e apaixone-se!

Rosa Statement

Cozinha monocromática: Rosa Statement.
Cozinha monocromática: Rosa Statement. Foto: Manolo Ylera.

A designer e curadora portuguesa Guta Moura Guedes convidou o amigo arquiteto Pedro Gadanho para reformar um imóvel do século 19 em Torres Vedras, a 50 km de Lisboa. “Esta casa sempre fez parte do meu universo visual, embora eu não a conhecesse por dentro”, conta a moradora, que não desejava uma intervenção clássica. “Para a cozinha, escolhi o rosa por ter muita luminosidade e por ser acolhedor. E, quando se abrem as portas para a sala principal, que é branca, o rosa invade o estar, dando-lhe uma nova dimensão”, afirma Guta, justificando o tom marcante utilizado nos armários retos e sem adornos, de MDF laqueado, desenhados por Gadanho. Compõem o espaço pendentes de Achille Castiglioni para a Flos, mesa de Eero Saarinen, banquetas da Ikea e piso de granilite.

Verde Brilhante

Cozinha monocromática: Verde Brilhante.
Cozinha monocromática: Verde Brilhante.

Um móvel em tom de verde intenso concentra todas as funções da cozinha neste apartamento de 60 m². “Ele desempenha fundamental papel funcional e, ao mesmo tempo, camufla tudo atrás de portas camarão, pivotantes, de correr e gavetas. Até a porta de entrada do apartamento foi revestida na mesma cor e material.” Da mesma forma, na cozinha à direita da foto, é possível ver a combinação do verde brilhante com o preto.

Madeira Natural

Cozinha monocromática: madeira natural.
Cozinha monocromática: madeira natural. Foto: Tom Williams.

A decoração monocromática vai além das cores vivas. Dessa maneira, temos esse ambiente em madeira natural. O escritório do designer de interiores Brad Krefman projetou esse retiro de inverno em Aspen como um refúgio. Em conclusão, um dos ambientes que mais chamam a atenção é a cozinha, em que a decoração garante o clima de calmaria. Os tons de madeira crua complementam o branco das paredes e da pedra das bancadas. Os armários suspensos são fechados com uma trama metálica, dando o toque rústico ao ambiente.

Vinho Envelhecido

Cozinha monocromática: Vinho Envelhecido.
Cozinha monocromática: Vinho Envelhecido.

Por fim, o estilo monocromático traz drama para esta cozinha. Com armários e paredes em tom de vinho, os acessórios, em contraste com eles, chamam a atenção e roubam a cena. Repare nas panelas de inox e nas cerâmicas clarinhas. A luminária minimalista sob a bancada auxilia no preparo dos alimentos.

Fonte: Casa Vogue
Olá, gostaria de mais informações sobre o Guia das Persianas?