Saiba como efetuar corretamente a limpeza das persianas

Saiba como efetuar corretamente a limpeza das persianas

Há maneiras rápidas e fáceis de limpar as persianas.

Saiba como efetuar corretamente a limpeza das persianas

Cada tipo de persiana exige cuidado na limpeza.

Saber como limpar as persianas é importante para garantir a higienização de todo o ambiente, além de aumentar a vida útil do seu produto. As janelas são ‘o rosto’ de uma casa. Por consequência, é preciso mantê-las limpas e bonitas. Afinal, e é por elas que entram e saem grande parte do ar que circula no ambiente. Se pensar na quantidade de bactérias e pó que se acumula numa persiana, você vai ficar com vontade de limpá-las ainda hoje!

Na hora de arregaçar as mangas e começar a pensar nas centenas de lâminas fininhas de uma persiana, ou nos seus infinitos buraquinhos, encaixes e mais encaixes, não desespere! É possível realizar essa tarefa sem maiores dificuldades, mantendo tudo em ordem por dentro e por fora.

Persianas de Tecidos

Primeiramente, para saber exatamente como limpar persianas feitas à base de tecido, é preciso saber exatamente as características do tecido em questão. Hoje em dia já existem versões que são laváveis. Ou seja, basta desmontar, retirar dos encaixes, lavar na máquina e voltar a montar.

Para os tecidos que não podem ir à máquina, mas podem ser lavados, deve-se retirar o tecido e colocá-los no chão (de preferência no azulejo). Limpe-os com água e detergente e com a ajuda de uma escova macia, mas sem encharcar muito. Em conclusão, passe um pano seco para retirar o excesso de umidade e volte a pendurar, para secar ao natural.

Por fim, existem ainda tecidos de persianas que não podem ser lavados. São geralmente dotados de um tratamento que repele pó. Para estes, deve-se apenas retirar a poeira com um espanador. Em casos mais extremos, utilize um pano umedecido (esses de bebê mesmo) ou um pano macio com um pouco de álcool.

É muito importante se informar com o fabricante sobre as características da sua persiana de tecido. Faça isso antes de escolher o melhor método de limpeza!

Persianas de Madeira

No caso das persianas de madeira, deve-se lavar as lâminas, uma a uma, com a ajuda de uma esponja umedecida com água e um produto específico para madeiras. Não use muita água para não inchar e estragar a madeira. Seque de imediato com um pano macio e termine, se quiser, com um pouco de cera.

Persianas de Alumínio ou PVC

Para estes casos, o ideal será utilizar uma esponja com água e detergente. Aqui não há restrições da quantidade de água! Molhe a esponja e esfregue as lâminas com ela, passando a esponja pelos cortes.

Olá, gostaria de mais informações sobre o Guia das Persianas?