Saiba como incluir o estilo industrial na decoração do lar

Saiba como incluir o estilo industrial na decoração do lar

Aprenda cinco características básicas do estilo industrial.

Saiba como incluir o estilo industrial na decoração do lar

Valorize os elementos estruturais na decoração do seu lar.

Certamente o estilo industrial traz algumas características das fábricas de manufaturas para dentro de casa. Embora seja muito comum em lofts e estúdios, é possível que ela esteja presente na sua residência. Essa decoração é rica em acabamentos metalizados e na valorização de elementos estruturais, de tal forma que vigas e colunas podem ficar expostas e tijolinhos são enaltecidos.

Além disso, combinado perfeitamente com móveis contemporâneos e de pegada modernista, você pode adicionar alguns toques industriais na sua casa. Confira cinco inspirações.

1. Tijolinhos

Na casa da economista Adriana Constantine, o estilo industrial não só pode ser destacado na parede da sala de jantar, como também no piso de granilite e nos pendentes grandes. Orquestrada pela designer de interiores Sara Oleiro, a reforma também conta com vigas descascadas. As poltronas em volta da mesa propõem um equilíbrio entre o elegante e o despojado.

Estilo Industrial: Tijolinhos
A atriz Mariana Santos e seu apartamento industrial (Foto: Marco Antonio / Editora Globo)

2. Esquadrias

Neste loft projetado pelo Estúdio VOE, o piso de cimento queimado e a adega quadriculada já conferem sem dúvida o estilo de um grande galpão de vinhos. Entre as divisórias, as esquadrias de aço e vidro surgem para conectar os ambientes, outra característica do estilo industrial, e para favorecer a iluminação nos ambientes do apartamento.

Estilo Industrial: Esquadrias
INTEGRAÇÃO | A suíte é separada do living pela esquadria de aço e vidro com pintura eletrostática fosca, da Argo Serralheria (Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação)

3. Trilho de luz

A iluminação em trilho é uma característica que ajuda a criar a atmosfera industrial dentro de casa. Projetada pelo Duo Interiroes e Design, essa sala de estar combina a iluminação indireta com os tijolos à vista. Pelo fato de muitas luminárias do tipo serem feitas de alumínio, o estilo é ainda mais destacado.

Estilo Industrial: Trilho de Luz
Nesta sala de estar de 40 m², a arquiteta Valeria Bartholi, da Duo Interiores e Design, usou um trilho de alumínio com pintura eletrostática branca, distante 20 cm do teto e suspenso por duas hastes metálicas. O trilho possui oito luminárias em posições a (Foto: Luis Gomes/Editora Globo)

4. Concreto e Metal

Os acessórios de metal são ótimos para completar o estilo. Invista em bancos de metal, mesas apoiadas em cavaletes e acessórios de latão. No projeto do arquiteto Arthur Pugliesi, o concreto aparece para carimbar o estilo, fazendo com que a mesa seja um complemento.

Estilo Industrial: Concreto e Metal
No escritório, a mesa é feita apenas com um tampo de madeira apoiado sobre dois cavaletes. Luminária da Tok & Stok e tela pintada pelo arquiteto (Foto: Marco Antonio/ Editora Globo)

5. Vigas e canos aparentes

Os canos expostos podem complementar a decoração sem muito esforço. No apartamento da atriz Marina Santos, os arquitetos Fabio Mingoti e Ricardo Cipolla deixaram não só a tubulação gigante à mostra, mas outras estruturas que cobrem a fiação espalhada por toda a sala.

Estilo Industrial: Vigas e Canos Aparentes
Sobre a parede de tijolinhos, a foto de Guilherme Licurgo destaca-se ao lado da mesa da Prototype (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)
Fonte: Casa Vogue
Olá, gostaria de mais informações sobre o Guia das Persianas?