O que você precisa saber antes de instalar um toldo ou cobertura

O que você precisa saber antes de instalar um toldo ou cobertura

Amamos toldos e coberturas. Mas o que levar em consideração antes de escolher?

O que você precisa saber antes de instalar um toldo ou cobertura

Veja algumas dicas para te ajudar a escolher.

Os toldos e coberturas são complementos essenciais para desfrutar em qualquer área externa. E isso vale não somente para as temporadas mais ensolaradas, mas também para as épocas mais chuvosas e frias. Com eles ganhamos em conforto, conseguimos aumentar áreas de sobra ou até mesmo criar um novo espaço útil em casa. Se você está pensando em instalar um toldo em casa, preste atenção nessas dicas para não errar na escolha.

Estrutura Resistente

Existem toldos e coberturas montados com estruturas fabricadas em diversos materiais como madeira, alumínio, aço inoxidável e etc. O mais importante aqui é garantir que a estrutura possa estar ao ar livre ou receba tratamentos para estar à intempérie. As estruturas em aço inoxidável e alumínio são excelentes para este propósito, mas a madeira, quando bem trabalhada e tratada, também pode ser utilizada em projetos onde o objetivo é um visual mais rústico.

Tecidos de Qualidade

Assim como as estruturas os tecidos também devem possuir qualidades excepcionais e serem resistentes às condições apresentadas ao ar livre. Para cumprir com a função do toldo ou cobertura é importante que o tecido conte com algumas características como suportar rajadas de vento, proteção contra raios UV, ser impermeável, flexível e resistentes a podridão, abrasão, encolhimento e desfiamento. E claro que não poderíamos esquecer da cor, que deve ser escolhida de acordo com seu ambiente e o visual que deseja aportar.

Posicionamento Correto

É um detalhe que deve ser escolhido com cautela já que o posicionamento da estrutura não deve comprometer ou restringir o espaço da área externa. A ideia é que a sobra ou cobertura criada maximize sua área útil possibilitando criar novos ambientes como uma sala de estar na varanda, uma área de refeições no quintal ou permitir a utilização do seu espaço externo mesmo em dias chuvosos por exemplo. Os modelos que são presos na parede são excelentes para economizar espaço, mas as coberturas com pontos de apoio no solo não deixam nada a desejar quando sua instalação é bem estudada.

Coberturas e Toldos Flexíveis

Existe a possibilidade de optar por coberturas e toldos com sistemas flexíveis, que podem ser recolhidos quando não estão em uso. Com essa característica o espaço pode ser utilizado para desempenhar várias funções de acordo com o momento. Podemos encontrar várias possibilidades de aberturas como pivotante, retrátil e enroláveis por exemplo. Alguns deles podem contar com o sistema de abertura manual mais simples ou até mesmo automatizado.

Coberturas de Vidro ou Policarbonato

Além das coberturas flexíveis de tecido também podemos optar por coberturas rígidas, como o vidro ou policarbonato. Geralmente estas coberturas costumam ser fixas, mas também é possível contar com sistemas de abertura deslizantes se for o caso. Para estas matérias também é importante prestar atenção nas características para garantir a resistência do mesmo às intempéries. E a pergunta que não quer calar: Estes materiais não esquentam o ambiente? Se você escolher a opção correta não esquentarão. Para que o ambiente coberto conte com uma temperatura agradável é importante que tanto o vidro quanto o policarbonato contem com peliculas de proteção contra raios UV.

Fonte: Habitíssimo
Olá, gostaria de mais informações sobre o Guia das Persianas?