Em 2018, 35% das vendas dos e-commerce foram feitas no celular

Em 2018, 35% das vendas dos e-commerce foram feitas no celular

Segundo relatório Webshoppers, do Ebit, houve aumento de 11% nas vendas pelo celular.

Em 2018, 35% das vendas dos e-commerce foram feitas no celular

Foram 123 milhões de pedidos feitos através dos Smartphones.

As compras efetuadas via smartphones corresponderam a mais de 1/3 do total de pedidos do comércio eletrônico no Brasil em 2018, de acordo com a Ebit/Nielsen. No ano passado, em média, 35% dos pedidos (40,3 milhões) e 31,3% do faturamento do setor (R$16,7 bilhões) foram provenientes do m-commerce, como é chamada a venda online realizada via dispositivos móveis. A princípio, os dados constam no relatório Webshoppers 39, apresentado ao mercado nesta segunda-feira, 25/03.

O m-commerce é um dos principais responsáveis pelo crescimento nominal de 12% registrado pelo comércio eletrônico no ano passado. O setor faturou R$ 53,2 bilhões, com 123 milhões de pedidos, 11% a mais do que no ano anterior.

O Crescimento dos Pedidos

Da mesma forma, a democratização do e-commerce também pode ser notada pelo avanço para além do Centro-Sul. Em especial no Norte (+22%) e, principalmente, no Nordeste (27%). O faturamento foi de R$7 bilhões em 2018, na soma dos estados nordestinos, o que representa 13,2% do total geral.

Crescimento dos Pedidos via Celular
Fonte: Ebit/Nielsen

“Ainda é pouco na comparação com o Sudeste, que concentra quase 60% das compras, mas houve um salto expressivo de 2,3 pontos percentuais em relação a 2017. O Nordeste tem uma demanda reprimida e, por consequência, muito espaço para crescer, especialmente para empresas de logística e operação, já que é a região do Brasil que registra a menor taxa de produtos entregues dentro do prazo (81%), abaixo da média nacional, que é de 86%”, explica Ana.

Faturamento

A categoria que obteve maior faturamento em 2018 foi a de Eletrodomésticos, com 19,6% de importância no mercado. Foi seguida de perto por Telefonia e Celulares, com 18,2% (contra 21,2% em 2017). Completam o top 5 Casa e Decoração, Informática e Eletrônicos.

Número de Pedidos

Perfumaria, Cosméticos e Saúde liderou o ranking das categorias mais compradas. Foram 16,4% de participação em pedidos (4,4 pontos percentuais a mais de pedidos em relação à 2017). Em seguida ficou a categoria de Moda e Acessórios, com 13,6%.

Frete Grátis

A porcentagem de lojas que utilizaram frete grátis como estratégia apresentou leve variação durante o ano de 2018. Ao analisar os dez maiores players do mercado, esse aumento acontece em dois momentos. Foram no segundo e no quarto trimestre do ano. Isso aconteceu devido à greve dos caminhoneiros e período de Natal (que inclui Black Friday), respectivamente.

Evolução do Frete Grátis no E-commerce
Fonte: Ebit/Nielsen

Compras Internacionais

As compras realizadas por brasileiros em e-commerces internacionais totalizaram US$ 2,1 bilhões em 2018, queda de 22,2%.

Considerando a alta acumulada do dólar no ano, convertendo para o valor médio em reais, a queda foi um pouco menor, 10,9%.

O número de pedidos caiu 6%, de 73,8 milhões para 69,4 milhões. Já o tíquete médio baixou 17,2%, de US$ 36,79 para US$ 30,48. Entretanto, o número de consumidores que efetuaram pelo menos uma compra internacional cresceu 3%, comparando com o ano anterior, para 23,1 milhões.

De acordo com Ana Szasz, o cenário de queda está ligado ao preço do dólar e o consequente aumento de preços. Em 2017, a cotação média do dólar no Brasil foi de R$ 3,19, já em 2018 saltou para R$ 3,65 (média), uma alta de 14,4%.

“Vale pontuar também que, em agosto do ano passado, os Correios passaram a taxar os consumidores por compras internacionais com um valor fixo de R$ 15”, afirma.

Fonte: Diário do Comércio
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